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11/04/2018

Principais sintomas do infarto em mulheres

As mulheres podem apresentar alguns sintomas diferentes dos homens quando tem um infarto.

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Os sintomas de um infarto tem características específicas quando ocorrem em mulheres. Podem apresentar os mesmos desconfortos que os homens, porém, algumas sensações diferentes, como enjoo e falta de ar. São pistas que podem não revelar que seja um problema cardíaco e a mulher não se preocupar tanto. Veja abaixo quais são estes sintomas:   

Sintomas atípicos: mais frequentes no sexo feminino

  • Enjoos
  • Falta de ar
  • Cansaço inexplicável
  • Desconforto no peito
  • Arritmia

 

Sintomas comuns: que aparecem também nos homens

  • Dor no peito em aperto, que pode irradiar para o braço esquerdo, o pescoço, a mandíbula, o estômago e até as costas
  • Náusea
  • Vômito
  • Suor frio
  • Desmaio

Quando alguns desses sintomas específicos aparecem, mulheres que se enquadram em grupos de risco devem ficar atentas. São estas as principais doenças e hábitos que podem levar a um infarto: Hipertensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, estresse, obesidade, histórico familiar e tabagismo.

Mulheres fumantes

Neste grupo de risco, as mulheres fumantes que usam anticoncepcionais, devem dobrar a atenção. Cigarro e anticoncepcional é uma combinação trombogênica, ou seja, propicia a formação de coágulos que podem entupir os vasos.

Mulheres na menopausa

Já as mulheres que estão na menopausa são mais propensas a sofrer um ataque cardíaco. Isso acontece porque nesta fase ocorre uma redução de hormônios femininos, como o estrógeno. Com isso, há perde da proteção vascular. São esses hormônios que facilitam a circulação do sangue pelas artérias, protegendo o endotélio, tecido que reveste o interior dos vasos. 

Hábitos saudáveis

A saúde depende de hábitos de vida saudáveis. Você pode se enquadrar em algum grupo de risco, mas nem por isso deve se desesperar. Pequenas mudanças no seu dia a dia farão toda a diferença na saúde do seu coração. Alimente-se bem, evite alimentos muito gordurosos e industrializados. Além disso, diminua a quantidade de sal, pois ele aumenta a pressão sanguínea e causa a hipertensão. Prefira alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes. Pratique exercícios físicos regulares e tire um tempo no seu dia para descansar.

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