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23/05/2018

Cuide da sua imunidade: 5 alimentos indispensáveis

Nas estações mais frias, como o outono e o inverno, nosso organismo fica mais propenso a doenças, principalmente as respiratórias

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Nas estações mais frias, como o outono e o inverno, nosso organismo fica mais propenso a doenças, principalmente as respiratórias. Isso acontece porque nestas épocas do ano, o ar fica mais seco por conta da baixa umidade. Esse fator contribui para que os vírus se proliferem mais rapidamente e as pessoas adoeçam com mais facilidade. Para se proteger você pode investir em uma boa alimentação e aumentar as defesas do seu organismo.

Antes de falarmos sobre os alimentos que contribuem para a imunidade, é importante você saber quais enfraquecem o sistema imunológico e baixam as suas defesas. Entre eles estão o açúcar refinado, cafeína, sal, álcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras. Eles podem ainda deixar a sua recuperação mais lenta quando adoecer.

Vamos falar agora dos 5 alimentos que você pode incluir facilmente na sua dieta e fortalecer o seu sistema imunológico, são eles: alho, cebola, gengibre, frutas cítricas e vegetais verde-escuros:

Alho – Contém selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações ou adicionado cru.

Cebola - A quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas.

Frutas Cítricas - Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonoides e propriedades anti-inflamatórias. Aumentam a imunidade e são importantes para a prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.

Gengibre - O gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco (1 colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia) ou servir para fazer chá (2 colheres de sopa de gengibre fresco para 1 litro de água).

Vegetais verde-escuros - Brócolis, couve, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. Também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

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