10/10/2018
Na primavera aparecem as cores, os aromas e algumas frutas, legumes e verduras também ficam em evidência.
Na primavera aparecem as cores, os aromas e algumas frutas, legumes e verduras também ficam em evidência. Entre as frutas da época, destacam-se o abacaxi, o morango e o mamão. Entre os legumes, a abóbora e berinjela. Entre as verduras, o alho poró, espinafre, aspargos e brócolis.
É importante para uma alimentação saudável ter um prato bem colorido, assim, mais rico em vitaminas e minerais ele será. A pigmentação de cada alimento indica a presença de nutrientes diferentes que auxiliam no funcionamento do nosso corpo.
A berinjela, por exemplo, possui uma pequena quantidade de vitamina B5, que auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares. Nela também são encontrados sais minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro.
Na abóbora, encontra-se vitaminas do complexo B como a niacina, que representa importante ação no metabolismo das nossas células. Também são encontrados o cálcio e o fósforo. Ao consumir o morango, estamos consumindo vitamina C, que influencia no sistema imunológico. E também alguns nutrientes, como: betacaroteno, ferro, cálcio, potássio e, em menor quantidade, vitaminas A e B.
No brócolis encontramos um alto teor de cálcio, contribuindo para a formação da massa óssea. Também é um alimento com uma boa quantidade de ácido fólico. E a espinafre é uma excelente fonte de vitaminas: A, B, C e D.
Apesar da estação oferecer alguns vegetais característicos, que ganham preços mais acessíveis, é importante variar nos alimentos. E além das frutas, legumes e verduras, tem que pensar também na proteína animal, que vem da carne; da proteína vegetal, que encontramos nas leguminosas e os carboidratos complexos que são encontrados nos cereais integrais.
Fonte: www.pfizer.com.br